quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cistite hemorrágica

Em circunstâncias normais a bexiga é resistente à infecção e as bactérias se eliminam rapidamente pelo fluxo natural da urina normal. Sem dúvida a prédisposição à infecção aparece quando se produz estancamento da urina, ou o revestimento da bexiga se traumatiza. Em muitos casos atuam ambos mecanismo prédisponentes. Desta forma se deduz que as causas mais importante na prédisposição serão aquelas que motivam obstrução do fluxo urinário ou paralisia primária da bexiga. As causas diretas usuais são as bactérias que penetram atravéz da uretra, e ainda pode produzir a infecção descendente. A elevada incidência nas fêmeas pode estar associada à curta uretra que possuem. As cistites se diferenciam em formas agudas e crônicas e ainda podem ser catarral, fibrinosa, purulenta, e como mostra a fotografia as cistites hemorrágicas. Em casos mais graves de uma cistite os leucócitos podem infiltrar todas as camadas da parede , e as hemorragias dos vasos dilatados podem ter gravidade suficiente para produzir grandes coágulos na bexiga. Estas complicações hemorrágicas  são frequentes nas cistites após obstrução uretral, principalmente nos gatos e bovinos. As cistites se caracterizam por micção frequente, hematúria, disúria, e esforços inuteis para urinar.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Telangiectasia ou angiomatose

Trata-se de um dos mais importantes distúrbios circulatórios do fígado, muito frequente na espécie bovina, principalmente animais mais velhos. Consiste na dilatação de certo grupo de vasos sinusóides, em qualquer parte do lóbulo hepático; em virtude disso, aqueles sinusóides tomam aspecto cavernoso. Os hepatócitos, situados entre tais sinusóides dilatados, acabam por desaparecer. A olho nu, verifica-se que o fígado com telangiectasia apresenta, à superfície, manchas violáceas deprimidas, de contornos irregulares e com poucos centímetros de diâmetro como demonstra a fotografia ao lado. Se o órgão é cortado, verifica-se que tais manchas são encontradas também em seu interior. O processo não tem reflexos sobre a saúde do animal. O único significado da lesão é econômico, já que os fígados afetados são, sem razão confiscados, porém não considera-se aptos para o consumo. Sua etiopatogênia é obscura, e nenhuma das múltiplas teorias propostas para expressa-las resulta satisfatória. Autores americanos acham que tal lesão precede o aparecimento do "fígado recoberto de serragem". Autores ingleses julgam que a telangiectasia ocorreria nos animais que passam de regimes alimentares ricos (estábulo) para regimes mais pobres (pastos) .

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Icterícia


 Icterícia é então uma condição patológica em que há uma quantidade excessiva no sangue circulante ou de hemobilirrubina ou de colebilirrubina. Esta quantidade excessiva de pigmento biliar cora os tecidos em amarelo (Veja fotografias al lado). Uma classificação racional das icterícias é baseada nas relações da bilirrubina com as células hepáticas. A alteração responsável pela icterícia pode ocorrer antes, durante ou depois da bilirrubina ter passado pela célula hepática, resultando daí: Icterícia hemolitica, icterícia tóxica e icterícia obstrutiva. As duas primeiras formas são geralmente agrupadas como icterícia por retenção, isto é, as células hepáticas são incapazes de excretar toda a bilirrubina acumulada no sangue. Existem uma série de causas que determinam a icterícia hemolitica como: Piroplasmose, anaplasmose, leptospirose, anemia infecciosa dos equinos, estreptococos hemolíticos, bacilos antracis, clostridium hemolyticum, etc;Substâncias químicas, nas intoxicações cronicas por veneno de cobras, e grandes hemorragias, etc. Nas icterícias tóxicas ou intra hepáticas a alteração responsável esta na célula hepática ou nos canalículos biliares intercelulares. Na etiologia da icterícia tóxica  esta as degenerações, frequentemente acompanhadas de inflamação. Entre as causas infecciosas principais destaca-se a leptospirose e a hepatite contagiosa dos cães. Entre os agentes químicos citam-se: fósforo, tetracloreto de carbono, arsênico, chumbo e as intoxicações cronicas pelo cobre, e também de tóxicos de plantas do gênero Senecio. Dentre os agentes etiológicos da icterícia obstrutiva os mais comuns são: Bloqueio dos canalículos biliares por aumento de volume dos hepatócitos; Obstrução dos ductos biliares e vias biliares extra hepáticas por parasito, tais como Ascaris lumbricoides, Stephanurus dentatus, Fasciola hepática, etc; Compressão sobre os ductos biliares por tecidos fibrosos, como nos casos de cirrose e nódulos parasitários; Colangites, neoplasias, granulomas abcessos,  cálculos biliares, duodenites, etc. Deve-se ressaltar o agradecimento ao 5º Período de Medicina Veterinária Turma 11 da Unipac unidade de Uberlândia que elaboraram esta necropsia e as fotos desta alteração.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nefrite tromba embólica supurada

É analógo a formação de abcessos em qualquer ponto, e se forma quando bactérias piógênicas de uma ampla variedade localizar nos rins a partir do sistema circulatório. Isto pode suceder devido à uma septicemia ou bacteriemia ou por um trombo embolismo séptico. As bactérias isoladas ou pequenos acúmulos delas e os êmbolos sépticos também pequenos podem localizar nos capilares intertubulares, e os êmbolos maiores podem localizar-se nos vasos aferentes maiores. A localização nos vasos de calibre menores motiva uma verdadeira formação metastática de abcessos, quase sempre bilateral ( observa-se na fotografia ao lado). Pode-se citar diversas causas de nefrite tromba embólica supurada nos diversos animais: equídeos (Shigela equirulis) proveniente de uma metrite pós parto; Suínos (Erysipelothrix rhusiopathiae) devido à uma septicemia; bovinos (Corynebacterium pyogenes), devido à endocardites, etc. As lesões representadas por microabscessos repletos de pus estão na superfície renal assim como também no seu interior.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Coprólitos

São massas de forma cilíndrica, dura, seca, de cor acinzentada ou pardacenta, de odor fétido contendo fragmentos ósseos não digeridos, frequentemente encontrados no cólon, reto, e, às vezes no intestino delgado, de cães e gatos. Veja foto ao lado. Eventualmente observam-se este mesmo tipo de concreções fecais em outros animais, inclusive em aves. Apesar da denominação coprólitos, não cálculos. Nada mais são do que massas duras de fezes ressecadas. Estão sempre associadas à constipação.

Piloconcreções

Estes corpos estranhos são também chamados benzoários ou egagrópilos ou bolos de cabelo. São acúmulo de pêlos de forma esferoidal que se encontram nos pré-estômagos, estômago e intestino dos ruminantes, e estômago de suínos, equinos e cães. A denominação de benzoários vem do vocábulo árabe ou persa "baazar" que significa contraveneno, pelo fato de os árabes e outros povos orientais considerarem ter este aglomerado de pelos propriedades mágicas, contra doenças epidêmicas, feitiço e contra o demônio. Por esta propriedade miraculosa, tal amuleto era aquirido por preços altos. Os mais procurados eram os que provinham das cabras do Tibet (Hircus aegagrus) do qual deriva a denominação egagrópilo. Podem ser único ou múltiplos e de diversos tamanhos. Olhar foto ao lado. São lisos ou eriçados, às vezes cobertos por uma camada de muco. Encontram-se tanto em animais jovens como adultos. Sua forma pode ser redonda, oval ou alongada. São leves, em contrastes com as fitoconcreções e cálculos verdadeiros. Os egagrópilos formam-se por ingestão de pêlos. São encontrados mais frequêntemente nos bezerros, em conseqûencia do hábito de se lamberem e ingerirem assim pêlos. Com as contrações do estômago, este material se enrola formando bôlos. Os egagrópilos podem se tornar muito frequêntes quando uma doença de pele (sarna, eczema), ataca animais em ambiente confinado.

Fitoconcreções

Semelhantes aos egagrópilos, benzoários ou piloconcreções as fitoconcreções são acúmulos de fibras de plantas em forma de bolo encontrados também no trato digestivo dos animais, em particular e quase que exclusivamente, no cólon dos cavalos. Tem forma esferoidal, aspecto aveludado, cor esverdeada, com saliências e depressões semelhantes às circunvoluções cerebrais. Observe foto ao lado. São mais leves que os enterólitos e mais pesadas que os egagrópilos. Tem consistência mole, sendo facilmente pressionadas com os dedos e deixando sair suco digestivo. Depois de secas tomam aspecto esponjoso. Embora tanto as piloconcreções como as fitoconcreções possam atingir tamanhos grandes, aparentemente causam pouco ou nenhum distúrbio, a menos que obstruam o piloro ou alguma alça intestinal. Geralmente permanecem livres no estômago e intestino e se movimentam com o peristaltismo. Entretanto quando há obstrução, pode haver ruptura do trato alimentar, timpanismo, empazinamento, bem como dificuldade na ruminação e deglutição se obstruírem o esôfago.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Hepatomegalia

Como é por demais conhecido o fígado (maior glândula Comestível) possui extraordinária capacidade de regeneneração e hipertrofia. Não há na economia animal outro órgão que se compare à glândula hepática, sob tal aspecto. A hipertrofia hepática se projeta por detrás da arcada costal, sendo uma evidência corrente de alteração hepática. Os aumentos de tamanhos se devem a processos diferentes que são os seguintes: Congestão e edema graves, retenção biliar, inflamação mais ou menos difusa, hiperplasia nodular, metamorfose gordurosa, amiloidose e processos neoplásicos, tanto primários como secundários no fígado. À necropsia rara vez há dificuldade para distinguir qual destas anomalias tem originado o aumento de tamanho, e todas elas são de grandes importâncias. Também não poderia deixar de citar além destes aumentos de tamanho que são adquiridos o aumento de tamanho de ordem congênita, como as hiperplasias. Observa-se ao lado três fotografias representantes desta hepatomegalia.