Também denominada anuria ou ausência da cauda, ou seja é a falta completa do desenvolvimento da mesma. Significa literalmente ausência de iniciação. É evidente que este distúrbio ocorre no embrião ou feto na vida intrauterina. Neste caso a cauda não vai fazer falta para o animal, no entanto que este animal é adulto e relativamente bem desenvolvido. Pode ter carácter genético ou hereditária. No bovino pode ocorrer no gado holandês, Jersey e outras raças leiteiras. Neste postamento verifico-se em uma vaca mestiça.
quarta-feira, 31 de maio de 2017
sexta-feira, 26 de maio de 2017
Abscesso no perimétrio de uma cadela
Observou-se no perimétrio de uma cadela da raça shitzu um nódulo de mais ou menos 05 mm de diâmetro, circunscrito encapsulado que ao cortar notou-se liquido branco acinzentado cremoso e pegajoso, sugerindo um abscesso.
quinta-feira, 25 de maio de 2017
Esofagite por corpo estranho em cão
A esofagite são relativamente raras e alguns autores supõem que a raridade de tal lesão seja devida a ser o esófago revestido por epitélio espesso e corneificado. A esofagite primária é rara, porem a esofagite secundaria pode desenvolver nos animais pequenos por feridas, vômitos prolongados, gastrites graves e como neste postamento em um cão Poodle por corpos estranhos no caso por uma placa metálica. As fotos demonstram uma esofagite necro ulcerativa com a placa metálica no local da lesão.
Hipoplasia renal unilateral em um cão Poodle
Tem causas diversas onde observa-se uma diminuição do tamanho renal devido à uma diminuição do numero celular das células renais. Ocorre durante a embriogênese, portanto ainda no útero da mãe. A consequência é que o órgão ou parte dele são menores do que o normal como mostra as fotos, mas em geral conservam a arquitetura e todas as características gerais normais. Observar que o outro rim esta maior e bastante avermelhado, alteração esta denominada hipertrofia vicariante ou compensatória. Pode-se às vezes confundir com hipotrofia que é uma patologia após o nascimento do animal onde o rim nasceu do tamanho normal e por motivos vários diminui o seu tamanho devido a uma diminuição do volume celular onde inclusive pode voltar para o normal e não do numero celular como na hipoplasia que é uma lesão irreversível.
quinta-feira, 18 de maio de 2017
Fibroma em pênis de um touro
Ocorre mais frequentemente, nas partes
mais baixas dos membros, lábios, pálpebras, base das orelhas e prepúcio.
Tem distribuição mundial, e afeta várias espécies bovinas. Acredita-se
que a causa seja a infecção pelo Papiloma vírus. Alguns fatores como
traumatismo, predisposição genética e exposição ao vírus são fatores
predisponentes para o seu aparecimento. Não há predileção por cor do animal nem
estação do ano. Pode aparecer em qualquer parte do corpo. Alguns animais apresentam
cura espontaneamente, sendo isso indicativo de resistência. É
necessário distinguir este tumor das lesões da pele causada por parasito como
Habronema. Neste caso a lesão é rica em eosinófilos. Também deve-se diferenciar
do carcinoma epidermoide. O tumor geralmente é recidivante após a
extirpação cirúrgica, chegando a 50% segundo (GENETZKY et al., 1983), sem,
entretanto, dar metástase. Macroscopicamente são solitários ou múltiplos,
de tamanho variável, pedunculados, papiliformes e ou fungoides. São
duros e de cor brancacenta.
segunda-feira, 15 de maio de 2017
Adenoma hepático em cadela
Também chamados adenoma hepatocelular são geralmente simples, pequenos projetando-se como nódulos lisos, às vezes lobulados e às vezes pedunculados. São moles de cor marrom ou amarelado como mostra as fotos. A demarcação é mais ou menos nítida por capsula de tecido conjuntiva.
quinta-feira, 11 de maio de 2017
Pneumonia aguda fase congestiva em um pastor
É a fase inicial da pneumonia aguda onde há uma maior quantidade de sangue nos vasos pulmonares. Neste postamento observa-se uma área mais volumosa de coloração vermelho escura de consistência firme e hipocreptante.
Peritonite difusa aguda em uma cadela pit Bull
É a inflamação geral do peritôneo, que neste postamento encontrou-se uma mesenterite. Foi possivelmente resultado após uma interferência cirúrgica nesta cadela. Observou-se uma deposição de fibrina sob a forma de filamentos avermelhados ou amarelados na serosa como demonstrado nesta foto onde a serosa apresentava-se opaca, turva com um aspecto ligeiramente aveludado.