sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Pneumonia aguda em um recém nascido de uma anta

É uma alteração inflamatória aguda dos pulmões e brônquios, caracterizada por transtorno da respiração e hipoxemia, e geralmente complicada por efeitos sistêmicos das toxinas absorvidas na área afetada. Na fase de pneumonia aguda fase de hepatização vermelha o pulmão submerge e tem presença de grande quantidade de hemácias mais leucócitos mais fibrina. Macroscopicamente como mostra a foto nota-se as zonas afetadas volumosas, vermelhas escuras, hipocreptante e mais ou menos secas. Os mais variados agentes etiológicos são responsabilizados pelas pneumonias nas antas, assim, como bactérias que agem isoladamente podem produzir pneumonias como os estreptococos, Pseudomonas aeruginosa, etc. Bactérias também podem associar-se a vírus, e também fungos podem acarretar com frequência. Nos mamíferos como a anta o Criptococos neoformans podem ser causadores, assim como os protozoários. Por fim certas substancias químicas inaladas ou aspiradas podem ser causadoras de inflamações pulmonares. Neste caso pode-se pensar em alguns microrganismos oriundos da mãe como fatores predisponentes ao processo. Nas fotos mostra-se a mãe com o filho antes do óbito.


sábado, 24 de novembro de 2018

Lábio leporino em cão Shih Tzu

Lábio leporino ou queilosquise é uma alteração congênita onde o animal apresenta como mostra as fotos uma fissura mediana do lábio superior. Esta alteração pode ser mediana ou lateral, sendo a lateral quase sempre do lado esquerdo. Esta alteração no lábio inferior é rara e quando presente encontra-se na linha media do lábio. O defeito é comum entre os cães e outros animais domésticos (bovinos) como mostra as fotos. O modo de transmissão não está claro, mas provavelmente são hereditários, ainda que possam predispor fatores como deficiências nutricionais da mãe, stress e exposição a medicamentos ou substancias químicas, e interferência mecânica com o feto. Esta alteração pode ser uni ou bilateral, completa ou incompleta, e frequentemente se associam a fissuras do processo alveolar e do palato





terça-feira, 13 de novembro de 2018

Melanose pulmonar em equino

Nos animais domésticos como bovinos, carneiros e equinos pode haver uma produção excessiva e localização anormal do pigmento melânico. Pode ser encontrada em animais jovens sob a forma congênita ou pode ocorrer em animais adultos. Este tipo de lesão pode ser observado em vários órgãos, especialmente nos pulmões como nesta posta mento, epicárdio endocárdio, aorta, fígado, rins e sistema nervoso. É um achado frequente em animais de matadouro ou ocasionalmente como neste caso sem nenhum sinal clínico e sem nenhuma relação com a cor do animal. O pigmento aparece sob a forma de manchas pretas, arredondadas, de vários tamanhos, desde milimétricas a centímetros de diâmetro, de forma irregular, não só na superfície do órgão com também no interior do parênquima como demonstra as fotos. Não há modificação na textura, consistência e forma do tecido, assim como não há tendência à transformação neoplásica. Pode-se observar também Melanose em testículos de aves, útero e ovidutos de ovelha, assim como na córnea de cães produzindo cegueira.






sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Papilomas em suíno

Também denominado verrugas que são neoplasias epiteliais benignas derivadas dos epitélios pavimentosos estratificados. Macroscopicamente os papilomas apresentam acima da superfície da pele como demonstra as fotos como formações semelhantes a couve-flor. Geralmente é penduculado, às vezes aderido à superfície da pele. São comuns nos animais, ocorrendo em todas as espécies, sendo realmente bastante raros em suínos, mas acontecem em suínos mais velhos com reprodutores machos e fêmeas. Esta neoplasia é semelhante à papilomatose dos cães e bovinos.