sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Ceratite ulcerativa em vaca

A úlcera de córnea ou ceratite ulcerativa é uma das afecções oculares mais frequentes em cães e gatos, se caracteriza pela solução de continuidade do epitélio da córnea levando à exposição do estroma subjacente. Aqui posta-se a alteração em vaca. Os principais sintomas são piscar constantemente, lacrimejamento, sensibilidade à luz, esfregar os olhos, corrimento ocular mucoso depois de algum tempo e secreção ocular com pus mais tardiamente. As causas são as mais variadas possíveis, indo desde traumas ou substancias abrasivas (como o xampu), olhos secos, infecções, paralisia do nervo facial e corpos estranhos, etc.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Tumor secundário no olho de uma cadela por Linfossarcoma

É raro este acontecimento no globo ocular, mas por outro lado o Linfossarcoma intraocular em cães é bastante elevado nos casos terminais do processo generalizado. Estas metástases são possíveis pelos vasos hemáticos uveais. A neoplasia disseminada do sistema linforreticular são com bastante frequência metastáticos no olho e anexos. Alguns autores como Barron e colaboradores comentam que o tumor venéreo contagioso em cães pode levar a estas metástases.







quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Fenda transversal facial em bovino


Fenda transversal facial é uma anomalia em geral bilateral representada evidentemente por uma fenda que se estende da face ao conduto auditivo externo. Resulta da falta de união dos processos maxilares e de arcos mandibulares.