Obrigado meus amigos e seguidores por estarem sempre me incentivando. Amo a todos vocês e pedimos um belissímo natal e um próspero ano novo. Fiquem com Deus. Fui...
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Agradecimentos e felicidades natalinas
Até aqui falamos de blog, conceituamos doenças, e elaboramos postagens. Agora é hora de agradecermos a Deus por este magnânimo ano que esta findando, que tudo de bom nos aconteceu e continuará acontecendo no belo ano que virá. É chegada a hora de fazer-mos com que o próximo ano seja igual a este, e que também as boas coisas aconteçam. O que interessa para nós todos meus seguidores amados é descobrir nossas missões e as planejá-las vendo nossos sonhos concretizados, realizados, dando resultados. Se houvesse uma fórmula mágica para que isso acontecesse, seria ótimo, mas não há, a não ser muita fé em nós mesmos, e sem sombras de dúvida em Deus. Tenham um natal rico de fé, esperançoso e de muita caridade, e principalmente rogar-mos incansavelmente a presença diuturna de Deus.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Histomoníase ou cabeça negra
Também conhecida como entero hepatite infecciosa ocorrendo em galinhas e perus tendo distribuíção mundial. Ocorre em todas as idades, porém a máxima mortalidade se produz em aves menores de 12 semanas. A sua etiologia não parece ser única, sendo uma o protozoário Histomonas meleagrides e outra de bactérias comuns no trato intestinal das aves, especialmente o Clostridium perfringens que tem um papel muito importante no desenvolvimento de histomonas. Também foi demonstrado recentemente que a cabeça negra pode ser mais grave em galinhas quando co-existe infecção cecal por coccidias. O protozoário não parece ser capas de produzir a enfermidade na ausência de bactérias. Em geral parece estar afetados tanto o fígado como o ceco das aves. Os sintomas aparecem de 01 a 12 semanas após a infecção. Estes compreendem apatia, asas caídas, despenamentos e defecação de coloração de enxofre. A cabeça pode estar cianótica de onde deriva o nome de "cabeça negra". As lesões primárias podem estar no ceco, causando um espessamento da parede cecal e contendo um exsudato caseoso e seco. As lesões hepáticas são circulares, verde-amareladas e caracteríscamente deprimidas como demonstra a fotografia acima. No peru, podem ter até 04 centímetros de diâmetro. As lesões do ceco e do fígado são patognômonicas.
Assinar:
Postagens (Atom)