O rim com nefrite crônica, é de coloração tostada, duro, e se corta com dificuldade. A cápsula esta enrugada e quase sempre aderida de tal modo que quando se desprende arrasta consigo porções da córtex. Há redução do tamanho do rim mais ou menos simétrico, às vezes assimétrico e nodular no gato. A nefrite crônica não pode ser diferenciada
com segurança da glomerulonefrite tanto macroscopicamente como microscopicamente. As duas fotografias acima e ao lado representam esta nefrite crônica. O rim esquerdo superior esta com sua cápsula solta. Suas causas incluem: pielonefrites, amiloidoses renais, uropatia obstrutiva crônica, lesões congênitas, glomerulonefrites, assim como outras causas desconhecidas. Os sinais clínicos são polidpssia, poliúria e vômitos ocasionais.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
domingo, 15 de janeiro de 2012
Gangrena seca em novilhas mestiças
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Metástase pulmonar de tumor misto mamário.
O tumor misto é o tipo mais comum de neoplasia mamária na cadela e corresponde segundo Keila Faria à 63.63%, e a idade mais comum desta neoplasia esta entre 08 e 10 anos levantamento elaborado em 484 cadelas biopsiadas na Universidade Federal de Uberlândia de 1995 à 2000. Segunda a literatura a metástase pulmonar é extremamente comum em torno de 60% a sua ocorrência. Na fotografia ao lado mostra-se uma metástase pulmonar com alguns nódulos que apresentava com grande quantidade de melanina e áreas de antracose. Nesta mesma cadela observou-se também metástase na pele da cadela a qual foi abordada em outra ocasião por este blog.
Assinar:
Postagens (Atom)