quarta-feira, 18 de julho de 2012

Necrose hepática

É a morte local ou difusa de células hepáticas enquanto o corpo, como um todo, continua vivo. Para vários autores, os fenômenos necróticos do parênquima hepático podem ocorrer devido a agressões diversas, classificadas, em termos gerais, como anóxicas  ou isquêmicas, químicas e biológicas. Sobressaem-se , nesse elenco de causas, as agressões de cunho anóxico, que, podem ser de consequentes tanto de baixa tensão de oxigênio no sangue como na diminuição do volume deste. O grupo nóxios biológicos e químicos, que parecem ser igualmente frequentes,
inclui alguns tipos de parasitos, vários espécimes bacterianos e virais e uma longa lista de substâncias tóxicas, agrupadas como venenos químicos, venenos de plantas e metabolitos. A incidência de necrose hepáticas diagnosticadas segundo a literatura é algo em torno de 30%.
De um modo geral, as alterações macroscópicas são discretas como mostra as fotografias ao lado, principalmente a foto inferior. Apenas certa parte dos órgãos afetados apresentam pequenos focos de coloração esbranquiçada ou amareladas, disseminados sob a cápsula e também nas superfícies de corte, sempre associados a aumento de volume e palidez discretos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário