sábado, 21 de julho de 2012

Cara inchada nos bovinos.

É uma doença metabólica generalizada caraterizada por aumento na reabsorção óssea e uma consequente osteopenia. Sempre existe hiperparatireoidismo. Esta doença localizada somente ocorre no homem. É também denominada doença periodontal. Levantamentos preliminares revelam que a "cara inchada" afeta bovinos nos estados de Goias, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo. , mas de forma discreta. No que se refere à etiologia, parece estar relacionada a uma deficiência nutricional. Assim alguns autores sugerem ser a "cara inchada" decorrente de carências minerais, considerando o fósforo o principal elemento. Outros afirmam estar a etiologia em um ou mais fatores alimentares considerando que o cálcio e fósforo estariam entre os principais fatores determinantes da doença, afirmando, no entanto, que outros fatores, tais como a deficiência de micro elementos, o pH do solo e o manejo atuariam como causas predisponentes. A teoria nutricional sempre advém de uma hipocalcemia de natureza alimentar, ou seja uma doença sempre produzida pela intervenção do homem na criação dos animais. Esta enfermidade pode acometer além dos bovinos, os caprinos e ovinos. Como observa-se na fotografia os animais apresentam a cara inchada daí o nome. É também denominada doença periodontal porque os dentes são comprometidos, e estão moles (alteração do tecido de sustentação), portanto é nas gengivas, osso alveolar e no ligamento periodontal que estão localizadas as lesões.

4 comentários:

  1. Através de um ótimo manejo e dar um bom sal mineral sempre a disposição. Obrigado e fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir
  2. Um bezerro do meu pai está apenas com as orelhas inchadas, mas não encontro nenhum artigo sobre isso! Oque pode ser? Como proceder nesse caso?

    ResponderExcluir
  3. Fotossensibilização (requeima) geralmente começa com este sintoma. Mudar de pasto, colocar na sombra e tratar com hepatoprotetor.

    ResponderExcluir