sábado, 9 de março de 2013

Bouba aviária ou varíola aviária

Sinonímia: pústula epizoótica, epitelioma contagioso das aves, molusco aviário, difteria das aves, e pipoca.
Etiologia: O agente é o vírus do gênero Avipoxvirus, que também afeta perus, pombos, pássaros, marreco, patos, gansos, entre outros. As aves são suscetíveis em qualquer idade, e podem contrair a infecção por contato viral direto. O vírus pode vir de outra ave ou mosquito, sendo necessário apenas uma solução de continuidade na pele para transmitir a doença.
O vírus ataca qualquer idade, porém aves adultas são menos susceptíveis.
A bouba ocorre com mais freqüência nas épocas quentes e chuvosas, principalmente em locais próximo à água parada, devido muito mosquito serem transmissores da doença, vulgarmente conhecida também como pipoca ou caroço.
Lesões: Há aparecimento de uma erupção cutânea ou nódulos com aspecto de verruga nas áreas sem penas do corpo como mostra as fotografias ao lado. Pode haver formação de membranas difteroides na boca e esôfago.
As lesões assentam de preferência na cabeça como na foto, porém podem também formar-se nas pernas e pés, e ao redor da abertura cloacal.
No início os nódulos se apresentam em forma de focos pequenos brancacentos, que crescem rapidamente e se tornam amarelados.
Em alguns casos as lesões próximas coalescem para formar lesões maiores que são ásperas e de coloração acinzentada. As lesões eruptivas das mucosas esofágicas são nódulos brancos, opacos, ligeiramente proeminentes, que podem crescer rapidamente e formar uma substância amarelada, caseosa necrótica com aspecto de uma pseudo membrana que deixa erosivo o local provocando hemorragia.
Vacinação de matriz e avós.
Primeira vacinação: Usar amostra suave (vírus pombo adaptado ao embrião).
Aplicar ½ dose da vacina por ave junto com a vacina de Marek no incubatório.  Retirar 5 a 10 ml do diluente da vacina de Marek e com ele diluir a vacina de bouba,
Recolocando-o novamente no frasco, após completa dissolução.
Segunda vacinação: usar amostra cepa forte (vírus galinha). Fazer na membrana da asa às oito semanas de vida no galpão.
Nota: O pinto de corte logicamente vem vacinado do incubatório juntamente com o Marek no primeiro dia de vida.
Vacinação em aves caipiras: Usar  primeira vacinação usando vacina cepa fraca na membrana da asa no primeiro dia de vida. Não tem necessidade de outra vacinação. Quero agradecer ao casal Maria Edite e Rogério pelas fotos a nós cedidas para este posta mento.

14 comentários:

  1. Não deve-se usar tratamento para bouba, mas é imprescindível a vacinação. Ela pode ter cura espontânea, mas as sequelas são grande como aumento de refugos no plantel, aumento de conversão alimentar, etc. etc...

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga obrigado pela sua participação. A agulha da vacinação contra bouba vem acompanhando a vacina na sua compra. Felicidades, obrigado e fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir
  3. Poder queimar pode, mas é um ato muito traumático e individual, e como foi dito deve ser feito a vacinação associada aos outros manejos de profilaxia e higiene. Obrigado e fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir
  4. Crio galises e tratei a doença neles, porem o pintinho mais velho tem em média de 6 a 7 meses, não desenvolve continua um pintinho, sendo que o mais novo que nasceu por ultimo já virou galo e esta ate cantando tendo o dobro do tamanho do menorzinho. Gostaria de saber o pq isso aconteceu e se ele vai crescer ainda?

    ResponderExcluir
  5. Dayse, tem alguns fatores em aves que muita das vezes não entendemos por que e como aconteci. Mais no caso do seu pintinho ao com bulba, ele não vai crescer não e tem mais; Isso se dá quando vc começou a trata-lo. Esse pequeno incruou ou seja não desenvolveu o crescimento a ponta da doeça ser forte demais. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. eu curei a bouba em pintinhos usando terramicina injetavel por via oral 2gotas por 5 dias

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, qual é o nome da vacina para bouba?

    ResponderExcluir
  9. Estou fazendo um trabalho sobre bouba aviaria e gostaria de saber sobre (a importância da enfermidade na avicultura). Tem muita coisa na internet, gostaria de algo mais complexo. Alguém pode me dar alguma dica de pesquisa dentro desse item.

    ResponderExcluir
  10. Tô com um pinto caipira aqui que tá assim... Já ficou cego de um olho e ta pegando o outro. Tá vazando bastante pus. O que posso dar para ele?

    ResponderExcluir
  11. uma ninhada de pinto e peru deu os outros nao. Devo vacinar todos

    ResponderExcluir
  12. Limão rosa,passar no local da lesão,4 dias

    ResponderExcluir
  13. queria saber a diferença das vacinas de amostra forte e suave nas aves


    ResponderExcluir