sábado, 9 de março de 2013

Toxoplasmose ocular em ave

A toxoplasmose é uma protozoose infecciosa de prevalência extremamente alta em todo o mundo, podendo ser de origem congênita ou adquirida. O seu agente causador é o Toxoplasma gondii. Ocorre no homem, animais de estimação e produção incluindo caprinos, suínos, gatos e como mostra a fotografia em aves. Os sinais clínicos incluem anorexia, edemaciação, palidez, queda na produção de ovos, e fezes esbranquiçadas. O curso da doença pode ser rápido ou prolongado e é freqüentemente fatal. O toxoplasma só pode reproduzir-se se as formas excretadas nas fezes dos gatos forem ingeridas pelos animais.
O diagnóstico é feito e confirmado pelo isolamento e cortes histopatológicos. As formas ou estágios do T. gondii encontra-se em cistos crônicos principalmente no cérebro, fígado, musculatura cardíaca e esquelética e no olho nesta forma cronica fibrosante como demonstra as fotos ao lado. Estas fotos foram tiradas em uma fazenda denominada Fazenda Veredas de propriedade do casal Maria Edite e Dr. Rogério Rufino, casal este que muito lhes devo pelo incentivo diuturno de minha vida particular e profissional.

3 comentários:

  1. Tenho um passaro que está com uma lesão parecida no olho, porém por vezes ela cai, dando a impressao de ser uma pena incravada. Existem outras doenças com este sintoma de inchaço ao redor do olho?

    ResponderExcluir
  2. Tenho um passaro que está com uma lesão parecida no olho, porém por vezes ela cai, dando a impressao de ser uma pena incravada. Existem outras doenças com este sintoma de inchaço ao redor do olho?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua participação, mas infelizmente não posso ajuda-lo, pois pode ser uma serie de acontecimentos e precisaria ver a ave. Obrigado e fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir