sábado, 29 de julho de 2017

Cara inchada no bovino

Também denominada hiperparatiroidismo. É uma doença metabólica caracterizada por osteopenia generalizada onde tem-se um aumento da reabsorção óssea. A localizada só ocorre no homem. Tem dois tipos: Primário e secundário, e este renal ou nutricional.
Primário: Se estabelece por alterações primarias da paratireoide com neoplasias e hiperplasias. No animal não ocorre, mas no homem sim.
O Paratormônio dá hipercalcemia e leva hipofosfatemia. Neoplasia vai provocar maior reabsorção óssea. Animal perde cada vez mais osso. É progressiva a reabsorção. Há substituição do tecido ósseo por tecido conjuntivo fibroso. O cálcio é elevado, fósforo baixo e fosfatase alta.
Hiperparatireoidismo secundário: Aqui o hiperparatireoidismo é compensatório sempre há hipocalcemia.
Secundário Renal: Aqui tem dois mecanismos importantes. O rim lesado cronicamente está com excreção de fósforo baixa e fósforo alto no sangue e hipocalcemia. Secundário: Vitamina D3 (A mais ativa forma no rim) e o rim com insuficiência não forma vitamina D3, portanto não há absorção de cálcio, portanto o sangue vai ter hiperfosfatemia, hiperfosfatasemia e hipocalcemia. Secundário Nutricional: Advêm de uma hipocalcemia de natureza alimentar. É uma doença produzida pelo homem. Tem-se duas alternativas: alimento baixo em Cálcio, ou rico em fósforo ou com deficiência em vitamina. Há equilíbrio em momentos a expensas do osso.
Bovinos, caprinos e ovinos a literatura cita que é rara, mas isto é irreal, pois Goias , Mato grosso, São Paulo, Minas gerais o comum é a cara inchada ou doença periodontal. Aqui os dentes são moles, pois há alteração do tecido de sustentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário