domingo, 26 de junho de 2011

Osteodistrofia fibrosa generalizada

Também denominada osteíte fibrosa que é uma expressão inadequada, uma vez que o processo não tem natureza inflamatória. Também esta alteração metabólica óssea pode ser chamada de Hiperparatiroidismo secundário renal
onde sempre há hipocalcemia. Aqui esta função aumentada da glândula Paratireóide sempre é compensatória. Normalmente temos neste caso dois mecanismo importante: secundário renal onde o rim pode estar lesado crônicamente, e então ele esta com excreção de fósforo baixa, portanto aumentado no sangue(hiperfosfatemia), assim como em cosequência o cálcio fica baixo (hipocalcemia). Sabemos que a vitamina D3, é formada no rim, e ele com insuficiência não vai formar a vitamina D3(é uma proteína de ligação do cálcio), portanto não há absorção de cálcio, levando à uma hipocalcemia, onde teremos ao exame de sangue uma Hipocalcemia, hiperfosfatemia e uma hiperfosfatasemia que é o enzima responsável pela reabsorção óssea. O outro mecanismo é o secundário nutricional em que a hipocalcemia é de natureza alimentar, que é uma doença produzida pelo homem, onde pode-se ter duas alternativas: Cálcio baixo no alimento ou fósforo alto, ou mesmo  a deficiência de vitamina D3. As fotografias acima mostram o rim com nefrite cronica, cortical óssea com infiltração de tecido conjuntivo e osteopênica, ou seja com pouco osso, e a paratireóide com aumento de volume.

2 comentários:

  1. kkk.pus no google mecanismo de osteodistrofia fibrosa pra estudar pra prova de raiologia, vim parar aqui Mestre.Este Mecanismo não entra na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Pergunta. No caso de renal, não tem tratamento e não adianta aumentar na dieta.? ou se aumentar o calcio vai resolver?

    ResponderExcluir