quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desenvolvimento da doença.

   Começam e se desenvolvem as doenças em partes do organismo e de modos os mais diversos. Podem ter início na via respiratória, na digestiva, na pele, etc. Pode uma doença ficar restrita a um ponto (local) ou se espalhar pelo organismo do animal (geral).
Propagação: A doença se estende de um ponto a outro num mesmo tecido ou órgão (continuidade) ou pode passar de um órgão a outro próximo (contiguidade).
Período de incubação: É o tempo que decorre desde a penetração do agente morbígeno até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença.
Ciclo da doença: Em geral notamos três fases:
1. fase do contagio: a doença tem início, os sintomas se tornam mais evidentes.
2. fase do estágio: há um certo equilíbrio entre as forças defensivas do organismo e a atividade do agente patogênico.
3. fase de declínio: os sintomas parecem arrefecer, evoluindo o caso. Pode se dar lentamente (em lise), ou bruscamente (em crise). Geralmente nos casos favoráveis o declínio se dá em lise. Quando em crise, regra geral, caminha o animal para a morte.
Duração: A evolução das doenças no organismo animal pode ser mais curta (aguda) ou mais prolongada (crônica). exemplo: aftosa = aguda; tuberculose = crônica. Pode passar de aguda para crônica e vice-versa. Há formas hiperagudas (muito rápidas) e sub agudas (que fica entre as agudas e as crônicas) quanto à sua duração.
Coexistência de doenças: Num mesmo animal podem ocorrer duas ou mais doenças independentes e simultânea.
Convalescência: É o período após a cura, em  que o animal recupera seu estado normal. Este período pode ser maior ou menor, dependendo de vários fatôres. Se nesse  período o animal readquire a doença, dizemos que há uma recaída. A doença pode voltar após a convalescência. Então temos um recidiva. Isto acontece frequentemente no caso dos tumores. Às vezes uma doença favorece o aparecimento de outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário