terça-feira, 3 de maio de 2011

Introdução à patologia veterinária.

   A patologia (do grego pathos = doença; logos= tratado) é conforme a feliz definição de Moore, o ramo da medicina que se ocupa com as causas, a evolução e os efeitos das enfermidades.
   A anatomia patológica é aquela ciência subordinada à patologia, a qual estuda as alterações morfológicas que ocorrem nas doenças, as quais são denominadas genericamente lesões (do latim laesione= ofensa).
   As colorações chamadas eletivas, específicas ou especiais, são bastante utilizadas nas pesquisas em patologia. As pesquisas realizadas durante observações mais acuradas sobre amiloidose, processo patologico a ser abordado em outras ocasiões, constituem uma boa ilustração da ajuda que tais técnicas vêm trazendo para um melhor conhecimento da patologia.
   Ocupando-se a antomia patologica do substrato morfologico das doenças, ela é evidentemente muito útil ao clínico e ao cirurgião, por proporcionar-lhes base para boa compreensão dos fenomenos mórbidos. 
   Constitui excelente recurso de diagnóstico das doenças, havendo afecções de grande importância como neoplasias, que só mediante técnicas histopatologicas são diagnosticadas com a indispensável segurança.
   Os exemplos usados para ilustração e discussão foram selecionados e são usados num esforço em associar-se um processo particular a uma doença real e para estimular o apetite por mais patologia animal.
  

Um comentário:

  1. Olha Nelson, não entendo do assunto, mas entendo de homens dedicados naquilo que fazem. Voce é um otimo professor, sempre foi, continua sendo. Sei que possui um grande acervo pessoal sobre o assunto. Sei que detem conhecimento bastante para edição de vários livros.
    O fato de voce se desdobrar e compartilhar com todo o pessoal da área seu conhecimento, não me surpreendeu, mas sim me deu a certeza da grandeza do homem que é.

    Continue sempre assim, e quanto mais aqui compartilhar melhor será para aqueles que desse conhecimento necessitam
    Tenho certeza que este Blog ainda será fonte de referência em muitas Universidades.

    ResponderExcluir