segunda-feira, 23 de maio de 2011

Histiocitoma em cão

Os histiocitomas são nódulos únicos ou múltiplos que se encontram na pele dos cães, geralmente com menos de 2 anos de idade. Com máxima frequência se encontram na cabeça, patas e nos pés. Macroscópicamente tem 1 a 2 cm de diâmetro, em forma de botão, e com frequência se ulceram. A superfície de corte é de coloração cinza pálido, com pontos milimétricos vermelhos. Estes tumores não metastasiam, porém os nódulos ulcerados podem infectar-se, e neste caso o tratamento de eleição é a incisão cirúrgica. Comummente regridem espontâneamente.

6 comentários:

  1. Professor, primeiramente lhe dou os parabéns pelo blog, e pela sua disponibilidade em ajudar os Médicos Veterinários e estudantes dessa Ciência! Gostaria de saber se além do histiocitoma se manifestar em cães mais jovens, haveria uma maior incidência em animais de pelagem branca, ou exposição ao sol?

    Vinícius, Bagé - RS

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Vinícus de Bagé cidade maravilhosa conhecida pela Urcamp e UERGS e também pela grande festa Internacional do churrasco a maior do Brasil. Agradeço pelo incentivo ao blog. Quanto ao seu questionamento ao histiocitoma não encontramos na literatura citação quanto a incidência em animais de pelagem branca, ou exposição ao sol, mas sabe-se também da sua prevalência em gatos jovens e a sua maior frequência na dermis, subcútis das axilas e orelhas. Também sabemos de sua regressão expontânea mesmo nos animais que permanecem expostos aos raios solares. De qualquer maneira mesmo não sanando sua dúvida, obrigado pela sua participação, e fique com Deus. Fui.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia !
    Meus parabéns pelo belíssimo blog , Por acaso já ouviu falar de granuloma e quais as formas de cuidado /

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo obrigado pelo incentivo ao blog, e claro que já ouvi falar em granuloma, que por conceito são inflamações produtivas especificas nodulares, mais ou menos bem delimitadas, nas quais as principais células resgentes pertecem ao sistema monocitico fagocitário, antigamente chamado de histiocitário. Os cuidados devem ser observados principalmente relacionados com a profilaxia, higiene e com os aspectos sanitários. Observação o histiocitoma como foi dito é uma neoplaia. Obrigado mais uma vez e sempre estarei à disposição e fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir
  5. Professor, antes de tudo lhe agradeço pelo trabalho com este blog. Professor eu tenho uma cadela de 4 anos de idade, recentemente foi realizado um exame citologico de um nódulo que ela tem na parte superior do focinho, esse nódulo apareceu a aproximadamente um ano e veio evoluindo aumentando de tamanho. O laudo do exame citologico veio da seguinte maneira: positivo para neoplasia maligna de células redondas. Sugestivo de histiocitoma. Minha cadela é muito ativa, se alimenta muito bem não tem síntomas de anorexia ou inapetencia etc. Espero contar com sua ajuda, pois não sei o que fazer em relacao a pronóstico etc. Se o sr puder me dar uma luz me indica algum ocologista se for o caso. Sou moradar da cidade de Caieiras. Forte abç dr, desde já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo sinto muito pela sua cadela e obrigado pelo incentivo. Você deve consultar um oncologista veterinário para um melhor procedimento inclusive a exerese da neoplasia. Fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir